DOI: 10.5281/zenodo.8374617

 

Aldení Gomes de Araújo Júnior

Graduado em Serviço Social pela Faculdade Católica Santa Teresinha – FCST, Caicó/RNl. Residente pela Universidade federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil, aldgomes.araujo@gmail.

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: A utilização de metodologias ativas em grupos de educação em saúde desenvolvida enquanto proposta de melhorar os trabalhos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, em um município do interior do Rio Grande do Norte. OBJETIVOS: Relatar e debater sobre a utilização de metodologias ativas no primeiro ano de residência. MÉTODOS: Trabalho do tipo relato de experiência e de caráter qualitativo, desenvolvido a partir dos grupos de educação em saúde realizados pela Residência Multiprofissional em Atenção Básica. O critério de inclusão são os participantes e equipe das Unidades Básicas de Saúde, sendo o espaço amostral duas UBS do interior do Rio Grande do Norte, no primeiro ano de residência multiprofissional em Atenção Básica, entre março a dezembro de 2022. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A educação bancária enraizada na contemporaneidade, consequentemente no desenvolvimento nas formas de se construir educação em saúde tencionam a proposta de metodologias ativas para esta superação, o qual se pensa formas participativas e dinâmicas na realização de atividades coletivas. CONCLUSÃO: A utilização de metodologias ativas proporcionou mudanças significativas na participação dos usuários, melhorando as relações entre os mesmos, proporcionando momentos de reflexões e descentralizando os saberes, colocando-os no centro do processo de aprendizagem e direcionando as ações para a realidade viva do território.

Palavras-chave: Educação em saúde. Metodologias. Reflexão.