DOI: 10.5281/zenodo.8274943

 

Ramom Souza da Silva

Universidade Federal do Pará (UFPA)- Ciências Naturais

E-mail: rs4637222@gmail.com

 

OLIVEIRA, A. A. O olhar da pesquisa em educação sobre a multidimensionalidade subjacente as práticas pedagógicas. In: FAZENDA, I (Org). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. 

 

O texto é dividido em duas partes, cada uma delas sob responsabilidades do próprio autor. Em uma primeira análise, o autor apresenta uma visão do processo educativo escolar a partir do diálogo entre três formas de conhecer que envolve a interdisciplinaridade: saber, saber-fazer e saber-ser. Concomitantemente, o autor começa apresentando o objetivo do trabalho, o qual consiste em discutir as práticas pedagógicas escolares a partir do ponto de vista das pesquisas cientificas, ou seja, de como elas consideram a multidimensionalidade que é subjacente às práticas. Para o presente estudo, o autor considerou o eixo “dimensões da prática pedagógica”. Introduzindo o trabalho, o autor disserta que, os estudos a respeito das práticas pedagógicas começaram há mais de séculos, entretanto, foi somente a partir da Segunda Guerra Mundial que os trabalhos ganharam força, mesmo nesse contexto, o  autor disserta que ainda se dispõe de pouca informação sobre o que se passa realmente em sala de aula.