DOI: 10.5281/zenodo.8274921

 

Angela Maria Soto

Licenciatura em Pedagogia – Anhanguera - UNIDERP;

angela2013sotani@gmail.com

 

Ana Mara de Lima Schmitt

Licenciatura Plena em Pedagogia - Anhanguera - UNIDERP;

 Licenciatura em Artes - Faveni; ana-mara-ms@hotmail.com

 

Eliane Aparecida Rodrigues

Graduação em Ciências com habilitação em Biologia - UEMS;

Licenciatura em Pedagogia - UNIJALES; liane_rod_@hotmail.com

 

 Elisandro Troni Campos

Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera- UNIDERP;  professor_sandro_troni@hotmail.com

 

Débora Tania Veroneze

Licenciatura em Ciências - Matemática- UEMS;

 taniadebora8@gmail.com

 

Maiquel Duarte Chaves

Licenciatura em Pedagogia - UFMS;

 maiquel.duartechaves@hotmail.com

 

Michele Aline Luziani dos Santos

Licenciatura em Educação Física - Anhanguera - UNIDERP; michele1994luziani@gmail.com

  

Nathalia Paixão Oliveira

Licenciatura em Pedagogia- Universidade Anhanguera - UNIDERP; nathypaixao2015@gmail.com

 

Rosilene Regina de Souza

Licenciatura em Pedagogia- FINAV;

Licenciatura em Artes visuais Entidade de formação - Faveni

 rose.nhs@hotmail.com 

 

Simone Cavalcante da Silva

Licenciatura  em Pedagogia - UFMS; skvalcante@gmail.com

 

RESUMO

O propósito deste estudo é discutir a relevância do conhecimento dos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte dos professores da educação básica, a fim de assegurar a inclusão de indivíduos surdos no ambiente escolar. Não se trata apenas de indivíduos surdos, mas também de todos os que interagem com a comunidade surda, como familiares, intérpretes, colegas e professores. Para efetivar a inclusão, é crucial que a comunidade escolar, em especial os professores, compreenda os aspectos culturais e linguísticos desses indivíduos, promovendo a interação entre surdos e ouvintes. Para isso, utilizamos uma abordagem de análise bibliográfica, explorando trabalhos de pesquisadores e estudiosos. Nossa intenção é inspirar a busca por metodologias aplicáveis ao ensino de alunos surdos, com ênfase na crença de que todos possuem potencial para aprender. Para isso, é imperativo que professores, escolas e famílias colaborem no processo de desenvolvimento, assegurando o direito à aprendizagem e à integração social dos alunos.

Palavras-chave: Inclusão. Libras. Ensino e Aprendizagem.