DOI: 10.5281/zenodo.8274919

 

Rafaella Sales da Silva

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE/CAA (2017), pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua portuguesa e Literatura, graduada em Pedagogia pela Faculdade Intervale (2022), graduada em Letras- Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru (2010).Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de temas relativos ao ensino de língua portuguesa, aos saberes e práticas docentes.

E-mail: sales_rafaella@hotmail.com

 

Jadilson Marinho da Silva

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.

 

Maria Selma dos Santos

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de la Intregación de las Américas (2020), especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, graduada em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (2002) . E-mail: selma17mirandiba@hotmail.com

 

Fábio Júnior Leite Martins

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- AESA/ Centro de Ensino superior de Arcoverde- CESA (2006), Especialista em Geografia pela Universidade de Pernambuco- UPE (2008) e mestrando em Ciências da Educação  pela Universidad de la  Integración de las Américas- UNIDA. Tem experiência principalmente nas áreas de Geografia, Filosofia, Direitos Humanos e Empreendedorismo, com ênfase em Geografia.E-mail: fabiojr444@hotmail.com

 

Kátia Ferreira de Siqueira Santos

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. E-mail: katbiologia@hotmail.com

 

Dagoberto Augusto Neves Duarte

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. E-mail: dagoberto_fisica@hotmail.com

 

RESUMO

O artigo aborda o ensino de competências digitais e alfabetização midiática, focalizando a importância do uso crítico, ético e seguro da tecnologia na sociedade contemporânea. Explora a necessidade de educar indivíduos não apenas na operação de dispositivos e aplicativos, mas também no discernimento de informações confiáveis, na compreensão do impacto das mídias e na consideração das implicações éticas das interações digitais. Destaca o papel das instituições educacionais na formação de cidadãos informados e responsáveis, capacitando-os a navegar no ambiente digital de forma consciente e a evitar armadilhas, como notícias falsas e violações de privacidade. Salienta a importância da colaboração entre educadores, especialistas em tecnologia e a comunidade para manter currículos atualizados. Conclui-se que o ensino de competências digitais e alfabetização midiática é um processo em constante evolução, uma vez que a tecnologia e as mídias continuam a se transformar. Portanto, a colaboração entre educadores, especialistas em tecnologia e a comunidade é essencial para manter os currículos atualizados, relevantes e adaptados às necessidades em constante mudança.

Palavras-chave: Ensino. Competências Digitais. Alfabetização Midiática.