DOI: 10.5281/zenodo.8274937

 

Ana Sedano da Silva

Licenciatura em Pedagogia -  Faculdades Integradas de Naviraí –FINAV; Pós-graduação Lato senso em Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de 09 anos - Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia;

Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusão - Faculdades Integradas de Várzea Grande – Fiavec;

Pós -graduação Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado  - Faculdade São Braz; anasedano@hotmail.com.br

 

Anne Carine Serpa Melo

Licenciatura em Pedagogia - Universidade Anhanguera/ UNIDERP;

Pós-graduação em Educação Infantil e Anos iniciais do ensino fundamental - Faculdade de Pedagogia ANAEC; Pós-graduação em Educação e Especial e Inclusão- Faculdade de Pedagogia ANAEC; serpaeducacao@gmail.com

 

Jessica Deisi Lorentini

Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP;

 Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial - Faculdade Única de Ipatinga; Pós-graduação em  Psicopedagogia e Educação Infantil - Faculdade Única de Ipatinga; jessicadeisy73@gmail.com


Daniella Sallun Martins Pedroso

Licenciatura em Educação Física - UNIGRAN; Tecnologia em Estética- UNIGRAN; Pós-graduação em  Avaliação e prescrição de atividades físicas - UNIGRAN;  danisallun@uol.com.br

  

Eralda Aparecida Souza Silva

Licenciatura em Letras – FINAV; Licenciatura em Pedagogia – UNIJALES; Pós-graduação em Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas- UNOPAR; eralda.ap03@gmail.com

 

Gabriella Cabral Ribeiro

Licenciatura em Pedagogia – Anhanguera/ UNIDERP

gabienzoravier@gmail.com

 

Fernanda Bezerra

 Licenciatura em Pedagogia – UFMS; Pós-graduação em Educação Infantil e séries iniciais – FAESI; Pós-graduação em  Educação Especial e Dificuldade de Aprendizagem – FAESI; fernandabezerra_my@hotmail.com

 

Nalva Cardoso Neves da Silva

 Normal Superior: Pedagógica – UEMS; Licenciatura em Letras – FINAV; Pós-graduação em Neurologia e Aprendizagem Infantil - Universidade Cândido Mendes; Pós-graduação em Atendimento às necessidades especiais  - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí;  nalvacardosoneves1@gmail.com

 

Patrícia Militão Ricardo

Normal Superior: educação infantil – FINAV; 

Licenciatura em Pedagogia – FINAV;

Pós- graduação em  Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental – UNIVALE;  patriciamilitao@hotmail.com

 

Valdenise de Souza Santos

Licenciatura em Geografia – FINAV;

Pós- graduação em gestão ambiental – FINAV; valdeniseesouza@hotmail.com

 

RESUMO

Os processos de ensino-aprendizagens para crianças autistas apresentam desafios, nessa perspectiva a ampliação das discussões sobre métodos que potencializem essa dinâmica são essenciais para a construção de novos conhecimentos capazes de oferecer suporte aos docentes. O objetivo principal deste estudo é contribuir com discussões, a partir de informações e/ou conhecimentos sobre o autismo com foco nas alternativas metodológicas para o ensino da criança autista, tendo como fio condutor a análise de artigos já publicados. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo uma análise de cunho exploratório, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. No processo de inclusão, é essencial que o professor elimine rótulos e acredite no potencial dos seus alunos, sem esperar resultados imediatos, mas sim, compreendendo e trabalhando no tempo de cada criança. Com isso, fica evidente que ainda são escassas as práticas pedagógicas diretamente relacionadas ao ensino da criança autista, portanto, é essencial que novos estudos sejam desenvolvidos para a construção de novas hipóteses e novos métodos para que possam tornar o ensino-aprendizagem do autista uma ação eficaz e prazerosa.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Métodos de Ensino. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Transtorno do Espectro Autista.