DOI: 10.5281/zenodo.7995088

 

Silvana Maria Louza

Licenciatura Plena em Pedagogia

Licenciatura em Artes Visuais, morenasil46@gmail.com

 

Regiane Marques

Licenciatura Plena em Pedagogia - ANHANGUERA

Licenciatura em Artes Visuais - FAVENI, regii.marks@gmail.com  

 

Elisandro Troni Campos

Licenciatura Plena em Pedagogia - UNIDERP

Licenciatura em Arte - Faculdade de Araras - UNAR, professor_sandro_troni@hotmail.com

 

Fabíola Francielle de Fatima

Licenciatura Plena em Pedagogia - ANHANGUERA, fatimafabiolafrancielle@gmail.com

 

Dayane Aparecida Espindola Dutra

Licenciatura Plena em Pedagogia - FINAV - Faculdades Integradas de Naviraí,

dayanedutra1985@hotmail.com  

 

Rozimara Gregório de Souza

Normal Superior Educação Infantil

Licenciatura Plena em Pedagogia -  FINAV - Faculdades Integradas de Naviraí,

rozimaragregorio261@gmail.com

 

 

Rosiane da Silva Lima

Licenciatura Plena em Pedagogia - UFMS - Universidade Federal Mato Grosso do Sul,

rosiane_city@hotmail.com

 

Leda Maria Turman Papareli

Licenciatura Plena em Pedagogia - ANHANGUERA, ledamariaturman@gmail.com



Muito se tem dito sobre o ensino da argumentação e durante muito tempo o ensino está associado a estratégias para obtenção  de performance em debates ou ainda na produção de redações. Nessa concepção o tema tem sido abordado de maneira restrita às áreas de linguagens,  em sentido mais específico continuam ainda sendo necessárias, no entanto podem contribuir para reforçar uma visão de que a argumentação é uma habilidade apenas utilizada em situações formais ou para pessoas que tiveram acesso à formações acadêmicas sobre o tema. Tendo em vista essa premissa, faz-se necessário considerar a relação entre argumentação e as práticas discursivas as quais participamos de forma mais ampla e se nossos estudantes já estão imersos em práticas de linguagem que envolvem o uso de estratégias de persuasão.