DOI: 10.5281/zenodo.7995086

 

Jorge de Sousa Santos

Professor na Educação Básica, Pedagogo (UEG), Especialista em Currículo e Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI),

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST).

E-mail: j.ssantos_letras@hotmail.com

Lattes ID.: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973

 

RESUMO

Este artigo traz uma reflexão a respeito das contribuições proporcionadas pelo uso de metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem, incorporadas nas práticas docentes e nos currículos escolares, e ainda, busca reconhecer as possibilidades de transformação educacional manifestadas com a inserção destas metodologias nas realidades dos espaços escolares na educação básica, vinculados aos diferentes sistemas de ensino: público ou privado. Tem por objetivo central a discussão sobre a integração currículo escolar e tecnologias, formação docente e os desafios para a inserção de metodologias ativas na práxis em sala de aula. Apresenta como elemento substancial para esta produção, a concepção de metodologias ativas da qual se argumenta como estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, no processo de ensino-aprendizagem, que envolvem os alunos, engajam-os e tornam-os protagonistas do próprio aprendizado. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo aponta, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o papel dos professores frente ao processo educativo, no século XXI e dos arranjos contemporâneos para assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das ações se manifesta aquém dos objetivos, metas, propósitos e utopias, com desafios a serem superados, especialmente no que tange à formação docente, para a real e efetiva integração das TICs na escola e no currículo.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. TICs. Formação Docente. Aprendizagem Significativa