DOI: 10.5281/zenodo.7995084
Jorge de Sousa Santos
Professor na Educação
Básica, Pedagogo (UEG), Especialista em Currículo e Práticas Docentes nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI),
Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação (MUST).
E-mail: j.ssantos_letras@hotmail.com
Lattes ID.: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
RESUMO
Este artigo traz uma reflexão a respeito das
contribuições proporcionadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e
comunicação nos processos de ensino-aprendizagem, incorporadas nos currículos
escolares, e ainda, busca reconhecer as possibilidades de transformação
educacional exteriorizadas com a inserção destas tecnologias nas realidades dos
espaços escolares na educação básica, vinculados aos diferentes sistemas de
ensino: público ou privado. Tem por objetivo central a discussão sobre a
integração currículo escolar e tecnologias, e a formação docente e os desafios
para a inserção de novas tecnologias digitais na práxis em sala de aula.
Apresenta como elemento substancial para esta produção, a concepção de
currículo da qual se argumenta como uma construção social que se delineia na
ação, em um tempo específico, espaço e em contextos sócio-históricos, com a
utilização de aparatos culturais marcados nas práticas sociais. Essa pesquisa
classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter
qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo sinaliza, ainda, algumas
contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no
decorrer da realização da pesquisa. Aponta-se, ainda, o papel dos professores
frente ao processo educativo, e dos arranjos políticos para assegurar a integração
ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se
que, a materialização das ações se manifesta aquém dos objetivos, metas,
propósitos e utopias, com desafios a serem superados, especialmente no que
tange à formação docente, para a real e efetiva integração das TICs na escola e
no currículo.
Palavras-chave: Currículo Escolar. TICs. Formação Docente.