DOI: 10.5281/zenodo.7995084

 

Jorge de Sousa Santos

Professor na Educação Básica, Pedagogo (UEG), Especialista em Currículo e Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI),

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST).

E-mail: j.ssantos_letras@hotmail.com

Lattes ID.: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973

 

RESUMO

Este artigo traz uma reflexão a respeito das contribuições proporcionadas pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem, incorporadas nos currículos escolares, e ainda, busca reconhecer as possibilidades de transformação educacional exteriorizadas com a inserção destas tecnologias nas realidades dos espaços escolares na educação básica, vinculados aos diferentes sistemas de ensino: público ou privado. Tem por objetivo central a discussão sobre a integração currículo escolar e tecnologias, e a formação docente e os desafios para a inserção de novas tecnologias digitais na práxis em sala de aula. Apresenta como elemento substancial para esta produção, a concepção de currículo da qual se argumenta como uma construção social que se delineia na ação, em um tempo específico, espaço e em contextos sócio-históricos, com a utilização de aparatos culturais marcados nas práticas sociais. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo sinaliza, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Aponta-se, ainda, o papel dos professores frente ao processo educativo, e dos arranjos políticos para assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das ações se manifesta aquém dos objetivos, metas, propósitos e utopias, com desafios a serem superados, especialmente no que tange à formação docente, para a real e efetiva integração das TICs na escola e no currículo. 

Palavras-chave: Currículo Escolar. TICs. Formação Docente.