DOI: 10.5281/zenodo.7995078

 

Jorge de Sousa Santos

Professor na Educação Básica, Pedagogo (UEG), Especialista em Currículo e Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI),

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST).

E-mail: j.ssantos_letras@hotmail.com

Lattes ID.: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973

 

RESUMO

Este trabalho traz uma reflexão sobre a Educação na Era Digital: considerações sobre modernidade líquida, formação de professores e o perfil de estudantes na era pós-moderna, e ainda,  o repensar da instituição educacional de um mundo sólido para um mundo líquido e mutável, o perfil profissional docente em constante evolução, com abordagens transdisciplinares dos saberes e a construção de uma formação cidadã que torne os jovens mais conscientes das paradigmas da sociedade líquida. Apresenta como elemento substancial para esta produção, a concepção de modernidade líquida da qual se argumenta como uma construção social que se delineia na ação, em um tempo específico, espaço e em contextos sócio-históricos, com a utilização de aparatos culturais marcados nas práticas sociais. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo sinaliza, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Aponta-se, ainda, o papel dos professores frente ao processo educativo, e dos arranjos políticos para assegurar a integração ao currículo das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das ações se manifesta aquém dos objetivos, metas, propósitos e utopias, com desafios a serem superados, especialmente no que tange à formação docente, para a real e efetiva integração das TICs na escola e no currículo. 

Palavras-chave: Educação na Era Digital. Formação Docente. Perfil de Estudantes da Contemporaneidade.