DOI: 10.5281/zenodo.7995078
Jorge de Sousa Santos
Professor na Educação
Básica, Pedagogo (UEG), Especialista em Currículo e Práticas Docentes nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI),
Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação (MUST).
E-mail: j.ssantos_letras@hotmail.com
Lattes ID.: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
RESUMO
Este trabalho traz uma reflexão sobre a Educação na
Era Digital: considerações sobre modernidade líquida, formação de professores e
o perfil de estudantes na era pós-moderna, e ainda, o repensar da
instituição educacional de um mundo sólido para um mundo líquido e mutável, o
perfil profissional docente em constante evolução, com abordagens
transdisciplinares dos saberes e a construção de uma formação cidadã que torne
os jovens mais conscientes das paradigmas da sociedade líquida. Apresenta como
elemento substancial para esta produção, a concepção de modernidade líquida da
qual se argumenta como uma construção social que se delineia na ação, em um
tempo específico, espaço e em contextos sócio-históricos, com a utilização de
aparatos culturais marcados nas práticas sociais. Essa pesquisa classifica-se como
bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se
na categoria explicativa. Para colaborar com
esta construção, este artigo sinaliza, ainda, algumas contribuições relevantes
sobre a temática de diferentes autores que surgiram no decorrer da realização
da pesquisa. Aponta-se, ainda, o papel dos professores frente ao processo
educativo, e dos arranjos políticos para assegurar a integração ao currículo
das novas tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a
materialização das ações se manifesta aquém dos objetivos, metas, propósitos e
utopias, com desafios a serem superados, especialmente no que tange à formação
docente, para a real e efetiva integração das TICs na escola e no currículo.
Palavras-chave: Educação na Era Digital. Formação Docente. Perfil de Estudantes da Contemporaneidade.