DOI: 10.5281/zenodo.7706266

 

Maycon Ribeiro Galvão

Graduado em Ciências físicas e biológicas pelo o CELJI/ULBRA. Biólogo - CRBio 06 região-AM. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Martinho Lutero. Professor de rede estadual de ensino e municipal do estado de Rondônia.

 

Ezaias dos Santos Ramos

Ezaias dos Santos Ramos, 35 anos, brasileiro nascido em Rondônia natural de Alta Floresta D’Oeste, professor de matemática na rede estadual de Rondônia. Graduado em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins no ano de 2012, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Pitágoras – Unopar, e em Inovações do Ensino em Matemática pela Universidade Cesumar – Unicesumar.

 

Rosemeri Pereira Nunes

Pós Graduada  pela Faculdade de Rolim de Moura Farol em Processamento das Informações Geográficas na Gestão Ambiental e Orientação,Supervisão e Gestão Escolar com Ênfase em Psicologia Educacional.

 

José Inácio Pereira

Estudou História na UNIR (Universidade Federal de Rondônia ), Campus de Rolim de Moura(1996 - 1999) e atua como professor nas redes Estadual e Municipal de ensino desde 1995.

 

José Francisco Aguiar

Colaborador.

 

JUSTIFICATIVA

 

O empreendedorismo é o principal fator que promove o desenvolvimento econômico e social de um país. Identifique oportunidades, aproveite-as e obtenha recursos para transformá-las em negócios lucrativos. É isso que os empreendedores fazem. Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à criação de projetos (técnicos, científicos, comerciais). É derivado do termo "empreender", que significa realizar, realizar ou executar. Apesar das diferenças entre o empreendedorismo comum e o empreendedorismo social, a verdade é que os empreendedores raramente são motivados pela perspectiva de ganho financeiro, pois as oportunidades de ganhar muito dinheiro são raras. Além dos lucros, os empreendedores são fortemente motivados pelas oportunidades que descobrem (MARTIN & OSBERG, 2007, 2015).

Eles perseguem a visão dessa oportunidade e obtêm as recompensas mentais ao longo do caminho para concretizar sua ideia. Quer operem em um mercado ou em um ambiente sem fins lucrativos, os empreendedores raramente são totalmente recompensados ​​pelo tempo, risco e esforço que dedicam ao iniciar um negócio.

Com base na avaliação interna da aprendizagem e nas notas finais equivalentes para o ano letivo de 2022, a escola vai proporcionar aos professores e alunos mais opções de aprendizagem numa perspectiva de melhoria do processo de ensino dos alunos, aliada a projetos empreendedores. Para o bom andamento do processo de ensino, trabalha com alunos do ensino médio, mais precisamente com alunos do noturno 3º ano, em 2022 tem um alto índice de infrações e índices de reprovação para pensar nessas questões urgentemente necessárias. essas dificuldades e oferecer alternativas para melhorar o aprendizado em finanças.

            Validado por turmas e reuniões do Conselho de Educação, e com base no desempenho final dos alunos em 2022, concluiu-se que o Índice de Déficit de Classe é muito alto, podendo elencar situações como faltas de alunos às aulas. Período noturno, curta duração de cada aula, alojamento, faltas às aulas por falta de professores, entrada na adolescência, comodidade dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos, acumulação de trabalhos e exames, levando a uma constante sensação de insegurança por parte dos alunos, o que acaba por levar à reflexos negativos sobre seu desempenho no desenvolvimento da sala de aula, por isso é difícil para eles desenvolverem sua aprendizagem de forma qualitativa.

Para que não ocorra novamente os resultados anteriores e visando os bons resultados no ano letivo de 2022 a equipe gestora, supervisão escolar e os professores envolvidos nesse processo de ensino aprendizado, vem com o presente projeto interdisciplinar que visa incentivar a pesquisa e a construção do conhecimento na área do empreendedorismo, através de aulas diferenciadas, objetivando as diferentes formas de aprendizagem, que incite e motive o aluno a busca por conhecimento.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997, a proposta apresentada sugere que a formação dos alunos tenha um caráter mais geral, possibilitando-lhes o desenvolvimento de capacidades que os habilitem a utilizar as diferentes tecnologias, assim, prioriza como proposta metodológica a investigação, para que o aluno possa exercitar sua capacidade de buscar informações e analisá-las, de forma significativa, deixando de lado o hábito da memorização. Para atingir tais objetivos, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem uma ideia de interdisciplinaridade. Sendo assim a partir dessa visão interdisciplinar que apresentamos o Projeto Feira do Conhecimento: Alta Floresta suas Histórias, Economia e Cultura, cujo objetivo maior é conhecer e pesquisar a respeito da cidade onde residem, com o intuito de adquirir uma aprendizagem lúdica, e para tal aprendizado a socialização final do projeto que será a exposição de todo conhecimento adquirido e trabalhos realizados, com a Feira do Conhecimento a ser realizada na Escola Euridice Lopes Pedroso em dezembro do corrente ano.