Zayne Nunes da Silva Lima de Almeida
Professora intérprete de LIBRAS no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Graduanda em Pedagogia pela
Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. E-mail: professorazaynenunes@gmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora da Faculdade Alfredo
Nasser - UNIFAN, Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy
Barbosa, Remanso Bahia, Orcid. https://orcid.org/0000-0002-5833-2695, Mestranda
do Curso de Mestrado (Pós-Graduação em Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares)
(PPGFPP) - Universidade de Pernambuco (upe), E-mail: sileide.mendes@upe.br,
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo: Esse trabalho teve o
intuito apresentar de forma resumida o contexto sócio-histórico dos surdos,
analisando a contribuição da legislação na vida educacional dos surdos,
refletindo de forma crítica se realmente o que está previsto na lei é colocado
em prática nos dias atuais, se de fato os surdos têm recebido acessibilidade de
qualidade nos ambientes sociais. Nesse
processo, importantes agentes estão envolvidos sendo eles: O Estado, a família,
a escola e a comunidade, pois segundo a Constituição Federal (1988) a educação
e deve não somente do estado, mas também da família. Cabe a família,
fiscalizar, investigar, analisar, estimular e ajudar os surdos a avançar no
campo pedagógico. Na pesquisa foi possível perceber que são inúmeras as leis
que amparam a pessoa com deficiências, e que os surdos nesse contexto tiveram
importantes conquistas. Porém, observa-se que muitas dessas leis só estão no
papel, pois não são colocadas em prática, e a fiscalização não é eficiente e
muitas vezes inexistente para que de fato faça essas leis acontecerem. O estudo
se embasou na história dos surdos pesquisadas por renomados escritores como
SEGALA, STROBEL e GOES, assim como na legislação brasileira, artigos
científicos, livros e textos oficiais do governo. Contudo, muito percalços
foram encontrados nos textos analisados, em relação as singularidades dos
surdos, e dos ambientes de aplicação, o que leva a ineficiência de muitas leis.
Palavras-chaves: Surdos. Legislação. História. Libras. Acessibilidade.