Hudmilla de Sousa Aragão
Docente na Faculdade
Alfredo Nasser de Remanso. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Formação
de Professores e Práticas Interdisciplinares na Universidade de Pernambuco
(UPE) – Campus Petrolina
E-mail: hudmilla.aragao@upe.br
Andrea Paula da Silva Lima
Docente Auxiliar no
curso de Bacharelado em Medicina, UPE Serra Talhada. Coordenadora Geral
Pedagógica da Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (FACISST).
Mestranda - Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Formação de Professores e
Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), UPE Petrolina.
E-mail: andreia.paula@upe.br
Sileide Mendes da Silva
Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e
coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br;
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo: O artigo
apresenta uma revisão bibliográfica, propondo uma reflexão acerca da
interdisciplinaridade frente as ações da Saúde Coletiva, perpassa por suas
características e especificidades, descrevendo-a como um instrumento primordial
para a transformação dos agentes que atuam na saúde, proporcionando ações
integralizadas que proporcionam o desenvolvimento de melhores estratégias e,
consequentemente, atuações reflexivas para as tomadas de decisões, bem como
fortalece as relações entre os cuidadores e os que necessitam de cuidados,
abrangendo o sucesso dos tratamentos. Foram consultadas diversas bibliografias,
através de bases de dados como Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a
Revista Ciência & Saúde, as quais abordam sobre a atuação de uma equipe
interdisciplinar. Depreende-se que a interdisciplinaridade é fundamental para a
atuação dos agentes em saúde, assim como para aqueles que atuam no âmbito da
saúde, pois permite um melhor desempenho da equipe e, por conseguinte, o
alcance de melhores resultados, visto que a prática interdisciplinar é
considerada por diversos autores a primícia para a melhor eficácia dos
tratamentos. Nesse sentido, para que o aprendizado em saúde alcance toda a sua
dimensão, são necessários saberes capazes de agirem frente a dinamicidade das
dimensões social, psicológica e biológica. Desse modo, é latente a necessidade
de remodelação dos currículos e demais ações pertinentes ao processo formativo
dos profissionais em saúde, com o objetivo de promover mudanças e conscientização
de que a prática interdisciplinar é capaz de contribuir com todos os
envolvidos. Sendo assim, para que se tenha uma abordagem integralizada, que
abrange as diversas dimensões pertinentes ou existentes na saúde, é necessário
que a interdisciplinaridade tenha sentido nas ações cotidianas, ou seja, a
união da subjetividade de cada profissional da saúde promoverá o sucesso na
saúde.
Palavras-chave: Equipe interdisciplinar da saúde. Transformação. Saúde Coletiva. Educação.