DOI: 10.5281/zenodo.7388274

 

Hudmilla de Sousa Aragão

Docente na Faculdade Alfredo Nasser de Remanso. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares na Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina

E-mail: hudmilla.aragao@upe.br

 

Andrea Paula da Silva Lima

Docente Auxiliar no curso de Bacharelado em Medicina, UPE Serra Talhada. Coordenadora Geral Pedagógica da Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (FACISST). Mestranda - Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), UPE Petrolina.

E-mail: andreia.paula@upe.br

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Resumo: O artigo apresenta uma revisão bibliográfica, propondo uma reflexão acerca da interdisciplinaridade frente as ações da Saúde Coletiva, perpassa por suas características e especificidades, descrevendo-a como um instrumento primordial para a transformação dos agentes que atuam na saúde, proporcionando ações integralizadas que proporcionam o desenvolvimento de melhores estratégias e, consequentemente, atuações reflexivas para as tomadas de decisões, bem como fortalece as relações entre os cuidadores e os que necessitam de cuidados, abrangendo o sucesso dos tratamentos. Foram consultadas diversas bibliografias, através de bases de dados como Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a Revista Ciência & Saúde, as quais abordam sobre a atuação de uma equipe interdisciplinar. Depreende-se que a interdisciplinaridade é fundamental para a atuação dos agentes em saúde, assim como para aqueles que atuam no âmbito da saúde, pois permite um melhor desempenho da equipe e, por conseguinte, o alcance de melhores resultados, visto que a prática interdisciplinar é considerada por diversos autores a primícia para a melhor eficácia dos tratamentos. Nesse sentido, para que o aprendizado em saúde alcance toda a sua dimensão, são necessários saberes capazes de agirem frente a dinamicidade das dimensões social, psicológica e biológica. Desse modo, é latente a necessidade de remodelação dos currículos e demais ações pertinentes ao processo formativo dos profissionais em saúde, com o objetivo de promover mudanças e conscientização de que a prática interdisciplinar é capaz de contribuir com todos os envolvidos. Sendo assim, para que se tenha uma abordagem integralizada, que abrange as diversas dimensões pertinentes ou existentes na saúde, é necessário que a interdisciplinaridade tenha sentido nas ações cotidianas, ou seja, a união da subjetividade de cada profissional da saúde promoverá o sucesso na saúde.

Palavras-chave: Equipe interdisciplinar da saúde. Transformação. Saúde Coletiva. Educação.