DOI: 10.5281/zenodo.7388169

 

Ilana Alves Barbosa

Graduanda de Pedagogia, 8° período pela Faculdade Alfredo Nasser- UNIFAN, Remanso-Ba. E-mail: ilanaalvesb68@gmail.com

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender e aprender como lidar com a dislexia, pois é um distúrbio de aprendizagem que irá se manifestar com maior força dentro da sala de aula. A escola sendo um dos principais lugares onde é desenvolvido as potencialidades educativas das crianças, deve ter em seu quadro de docentes e equipe pedagógica, profissionais capacitados para que transtornos de aprendizagem sejam notados o mais cedo possível e serem encaminhados para um tratamento com profissionais especializados para diagnosticar e tomar iniciativas que propiciem atividades pedagógicas que façam parte da realidade do aluno com dislexia. O presente trabalho foi de cunho bibliográfico que contou com pesquisas em trabalhos acadêmicos e de autores com profundos conhecimentos sobre o tema proposto. Os autores são unânimes em afirmar que todo processo e todo procedimento escolar é conduzir o aluno com dislexia a vencer as barreiras que lhes aparecer em relação à aprendizagem onde o professor deverá ter uma postura de acolhimento, paciência, tolerância, insistência e nunca desistir de tal aluno para que tanto o docente, o aluno e a família do mesmo alcance um nível de contentamento e satisfação sendo incentivados a nunca desistirem de lutar por uma educação para todos. 

Palavras-chave: Dislexia. Transtorno. Aprendizagem. Família. Escola.