DOI: 10.5281/zenodo.7388280

 

Marcus Vinicius de Souza Campos

Acadêmico do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso-BA. E-mail: mcmcvivi12@gmail.com

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN, Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia, Ocid. https://orcid.org/0000-0002-5833-2695, Mestranda do Curso de Mestrado (Pós- Graduação Em Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares) (PPGFPP)- Universidade de Pernambuco (upe), E-mail: sileide.mendes@upe.br, sileidemendes.uneb@gmail.com

 

RESUMO: Diante do trabalho construído, observou-se que o trabalho proporciona ao homem grandes oportunidades de suprir as necessidades na sociedade atual. Perante isso, o presente artigo tem um olhar voltado para a relação trabalho e estudo, com o objetivo de retratar a realidade de uma grande parte dos jovens brasileiros e da própria vivência do autor. O mesmo pretende identificar as dificuldades dessa conciliação buscando assim, observar o rendimento acadêmico. Através da pesquisa bibliográfica, os autores abordam que o trabalho representa fonte de vida assim como fonte de dilemas diante das dificuldades que os acadêmicos enfrentam para se adaptarem e conciliarem a dupla jornada. Apresenta os lados positivos de uma dupla jornada e os benefícios de conciliar trabalho e estudo, observando que não uma tarefa facial, mas também não é impossível.

Palavras-chave: Dificuldade. Trabalho. Estudo. Foco.