Marcus Vinicius de Souza Campos
Acadêmico do curso de Pedagogia da
Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso-BA. E-mail: mcmcvivi12@gmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora da Faculdade Alfredo
Nasser - UNIFAN, Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy
Barbosa, Remanso Bahia, Ocid. https://orcid.org/0000-0002-5833-2695, Mestranda
do Curso de Mestrado (Pós- Graduação Em Formação de Professores e Praticas
Interdisciplinares) (PPGFPP)- Universidade de Pernambuco (upe), E-mail:
sileide.mendes@upe.br, sileidemendes.uneb@gmail.com
RESUMO: Diante do
trabalho construído, observou-se que o trabalho proporciona ao homem grandes oportunidades de
suprir as necessidades na sociedade atual. Perante
isso, o presente artigo tem um olhar voltado para a relação trabalho e estudo,
com o objetivo de retratar a realidade de uma grande parte dos jovens
brasileiros e da própria vivência do autor. O mesmo pretende identificar as
dificuldades dessa conciliação buscando assim, observar o rendimento acadêmico.
Através da pesquisa bibliográfica, os autores abordam que o trabalho representa
fonte de vida assim como fonte de dilemas diante das dificuldades que os
acadêmicos enfrentam para se adaptarem e conciliarem a dupla jornada. Apresenta
os lados positivos de uma dupla jornada e os benefícios de conciliar trabalho e
estudo, observando que não uma tarefa facial, mas também não é impossível.
Palavras-chave: Dificuldade. Trabalho. Estudo. Foco.