DOI: 10.5281/zenodo.7388146

 

Regiqueli Fonseca Torres 

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso – Bahia. E-mail: fonsecatorresregiqueli@gmail.com.

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso – Bahia.

Orcid: http:// orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Mestrado (Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE).

E-mail:sileide.mendes@upe.br

sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Resumo: O referido trabalho objetiva conhecer, analisar e compreender as dificuldades que dificultam ou impedem a aquisição e a aprendizagem da leitura e escrita no processo de alfabetização.  O objeto de estudo dessa abordagem é a discussão, investigação e a reflexão a respeito das dificuldades presentes nos processos de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, alusivas ao período de alfabetização, compreendendo o estudo das causas, fatores que influenciam no desenvolvimento das mesmas e a forma para detectá-las. A metodologia do artigo é pautada em uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e qualitativo, respaldada nas obras de teóricos como: Ferreiro (1996), Vygotsky (1991), Piaget (1998), Bossa (2000), Garcia (1998), Freire (1989), dentre outros. A temática aponta que essas obstruções que surgem no processo de aprendizagem devem após o diagnóstico, analisar e traçar estratégias com a finalidade de auxiliar e suprir essas barreiras no aprendizado do educando.

Palavras-chave: Dificuldade. Aprendizagem. Aquisição. Alfabetização. Leitura. Escrita.