DOI: 10.5281/zenodo.7388290

 

Samuel dos Santos Nascimento

Estudante do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN (Remanso Bahia), Funcionário Público. E-mail: samuel.rso.ba@gmail.com.

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Resumo: Este artigo tem como principal objetivo buscar meios que possam contribuir para a construção da leitura e escrita, por isso, é considerável que o docente desenvolva o uso da leitura e da escrita, empregando variados portadores de textos, que possuam diversos gêneros textuais, através de leitura de jornais, revistas, anúncios, realizações de cartas, bilhetes, para que assim a criança seja capaz de exercer ação ao mundo letrado, prontamente no começo de seu trajeto escolar. É uma situação essencial, que o educador aproveite as práticas de leitura e escrita no convívio escolar, o convívio com diferentes portadores de textos. O conhecimento dos textos pelos discentes irá estimular a reproduzirem a prática de aprofundar no mundo letrado com mais propensão. Assim, os discentes estarão sendo preparados para vivenciarem o mundo que os envolvem, compreendendo a forma correta de envolver o código e transmitir sobre ele. Ao utilizar o tema referente com práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar, é possível notar a carência em desenvolver atividades pedagógicas para crianças que estão incluídas nos anos iniciais.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Família. LDB.