DOI: 10.5281/zenodo.7388290
Samuel dos Santos Nascimento
Estudante do curso de Pedagogia da
Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN (Remanso Bahia), Funcionário Público. E-mail:
samuel.rso.ba@gmail.com.
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br;
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo buscar meios que
possam contribuir para a construção da leitura e escrita, por isso, é
considerável que o docente desenvolva o uso da leitura e da escrita, empregando
variados portadores de textos, que possuam diversos gêneros textuais, através
de leitura de jornais, revistas, anúncios, realizações de cartas, bilhetes,
para que assim a criança seja capaz de exercer ação ao mundo letrado,
prontamente no começo de seu trajeto escolar. É uma situação essencial, que o
educador aproveite as práticas de leitura e escrita no convívio escolar, o convívio
com diferentes portadores de textos. O conhecimento dos textos pelos discentes
irá estimular a reproduzirem a prática de aprofundar no mundo letrado com mais
propensão. Assim, os discentes estarão sendo preparados para vivenciarem o
mundo que os envolvem, compreendendo a forma correta de envolver o código e
transmitir sobre ele. Ao utilizar o tema referente com práticas de leitura e
escrita no cotidiano escolar, é possível notar a carência em desenvolver
atividades pedagógicas para crianças que estão incluídas nos anos iniciais.
Palavras-chave: Alfabetização.
Letramento. Família. LDB.