DOI: 10.5281/zenodo.7388206

 

Laísa Brito da Silva Santos

Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso Bahia.

E-mail: britolaisa48@gmail.com

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Resumo: A afetividade como função de facilitar o processo do ensinar do professor e o aprender do aluno meio escolar inclusivo, juntamente com a escola para desenvolver um ambiente de confiança, incentivo e respeito as dificuldades e necessidades do alunado, considerando suas particularidades e contextos sociais diversos. O trabalho enfatiza a importância da inclusão no contexto sala de aula, com o objetivo de destacar o papel da escola no meio escolar inclusivo e seus benefícios. Embasado na pesquisa bibliográfica, os autores abordam que não se deve incluir não só os alunos com deficiência sendo ela física e intelectual, mas a inclusão social de pessoas independente de sua cor, etnia, religião ou questões sociais e culturais, apresentando a importância do aluno e as transformações que a sua vida pode causar no seu meio social através do respeito, confiança e motivação. Os resultados apontam que o aluno tem a liberdade de compartilhar as suas vivências sendo elas positivas ou não. O professor age como mediador para auxiliar através do diálogo, e ter o diagnóstico sobre as dificuldades dos alunos, levando em consideração as particularidades e diversos contextos sociais e afetivos que se manifestarão em uma sala de aula, pois mesmo lidando com um conjunto é necessário um olhar diferenciado e particular para cada um visto que são diferentes realidades e histórias.

Palavras-chave:  Afetividade. Inclusão. Ensinar. Wallon.