Laísa Brito da Silva Santos
Acadêmica
do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso Bahia.
E-mail: britolaisa48@gmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br;
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo: A afetividade como função de facilitar o processo do ensinar do
professor e o aprender do aluno meio escolar inclusivo, juntamente com a escola
para desenvolver um ambiente de confiança, incentivo e respeito as dificuldades
e necessidades do alunado, considerando suas particularidades e contextos
sociais diversos. O trabalho enfatiza a importância da inclusão no contexto
sala de aula, com o objetivo de destacar o papel da escola no meio escolar
inclusivo e seus benefícios. Embasado na pesquisa bibliográfica, os autores
abordam que não se deve incluir não só os alunos com deficiência sendo ela
física e intelectual, mas a inclusão social de pessoas independente de sua cor,
etnia, religião ou questões sociais e culturais, apresentando a importância do
aluno e as transformações que a sua vida pode causar no seu meio social através
do respeito, confiança e motivação. Os resultados apontam que o aluno tem a
liberdade de compartilhar as suas vivências sendo elas positivas ou não. O
professor age como mediador para auxiliar através do diálogo, e ter o
diagnóstico sobre as dificuldades dos alunos, levando em consideração as
particularidades e diversos contextos sociais e afetivos que se manifestarão em
uma sala de aula, pois mesmo lidando com um conjunto é necessário um olhar
diferenciado e particular para cada um visto que são diferentes realidades e
histórias.
Palavras-chave: Afetividade. Inclusão. Ensinar. Wallon.