DOI: 10.5281/zenodo.7388220

 

Anderson Nonato dos Santos

Acadêmico do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso-BA

E-mail: andersonnonato62@gmail.com

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN, Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia, Ocid. https://orcid.org/0000-0002-5833-2695, Mestranda do Curso de Mestrado (Pós-Graduação Em Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares - PPGFPP) - Universidade de Pernambuco (upe). E-mail: sileide.mendes@upe.br, sileidemendes.uneb@gmail.com

 

RESUMO: O artigo tem como objetivo compreender a afetividade nos anos iniciais abordando a importância da afetividade na relação professor e aluno. Sob essa ótica, vê-se o papel crucial do professor com o aluno durante o seu processo de ensino-aprendizagem. É prudente apontar, diante disso, que a afetividade é o pilar na construção do conhecimento cognitivo do aluno, facilitando no seu desenvolvimento na hora de estudar e compreender os assuntos abordados. Em segundo lugar, o artigo destaca a afetividade associada com a família destacando o papel dos pais e responsáveis. Isso por que é com os familiares que a criança irá apresentar e demonstra os primeiros laços afetivos demonstrando: amor, alegria, carinho e respeito. Embasado na pesquisa bibliográfica, os autores selecionados abordam que a afetividade que está presente em todas as decisões assumidas pelo educador em sala de aula, produzindo diariamente impactos positivos ou negativos na subjetividade dos estudantes. Logo, é o vínculo afetivo firmado entre o adulto e a criança que embasa a etapa inicial do processo de aprendizagem.