Eugene Oliveira de Luna Santos
Acadêmica da Faculdade Alfredo
Nasser – UNIFAN. Agente de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Remanso
Bahia. Graduada em Analise e Desenvolvimento de Sistemas – Universidade do Norte
do Paraná (UNOPAR). Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e
Clinica – Faculdade Prima. E-mail: eugene.luna@hotmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo:
Este artigo tem como principal objetivo analisar
ferramentas que possibilitem adaptar a escola a educação inclusiva para
envolver todos os alunos de forma equitativa, sendo um desafio oferecer a todos
os alunos uma oportunidade igual de aprender. O estudo foi um
levantamento bibliográfico com a finalidade de investigar os problemas e
desafios vivenciados pelas escolas para que aconteça a inclusão, a fim de expor
a realidade em sala de aula nas escolas públicas e privadas. Os resultados
apontam a importância dos benefícios de salas de
aulas inclusivas, que em vez de tirar as crianças da sala de para oferecer-lhes
instrução especializada em uma sala de aula inclusiva, os professores de
educação especial entram na sala, permitindo que professores de educação geral
e especialistas trabalhem juntos. Para concretizar esse processo, é fundamental
que se favoreçam momentos e espaços específicos para uma formação continuada e
sistemática dentro do espaço escolar.
Palavras-chave: Educação. Escola. Inclusão. Adaptação.