DOI: 10.5281/zenodo.7388165

 

Eugene Oliveira de Luna Santos

Acadêmica da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Agente de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Remanso Bahia. Graduada em Analise e Desenvolvimento de Sistemas – Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clinica – Faculdade Prima. E-mail: eugene.luna@hotmail.com

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Resumo: Este artigo tem como principal objetivo analisar ferramentas que possibilitem adaptar a escola a educação inclusiva para envolver todos os alunos de forma equitativa, sendo um desafio oferecer a todos os alunos uma oportunidade igual de aprender. O estudo foi um levantamento bibliográfico com a finalidade de investigar os problemas e desafios vivenciados pelas escolas para que aconteça a inclusão, a fim de expor a realidade em sala de aula nas escolas públicas e privadas. Os resultados apontam a importância dos benefícios de salas de aulas inclusivas, que em vez de tirar as crianças da sala de para oferecer-lhes instrução especializada em uma sala de aula inclusiva, os professores de educação especial entram na sala, permitindo que professores de educação geral e especialistas trabalhem juntos. Para concretizar esse processo, é fundamental que se favoreçam momentos e espaços específicos para uma formação continuada e sistemática dentro do espaço escolar.

Palavras-chave: Educação. Escola. Inclusão. Adaptação.