Julia de Carvalho Brito
Acadêmica do curso de
Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso Bahia.
E-mail: julia.c.brito@gmail.com.
Sileide Mendes da Silva
Professora da Faculdade
Alfredo Nasser - UNIFAN, Professora e coordenadora pedagógica no Colégio
Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia, Ocid.
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695, Mestranda do Curso de Mestrado (Pós-
Graduação Em Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares) (PPGFPP) -
Universidade de Pernambuco (upe), E-mail: sileide.mendes@upe.br,
sileidemendes.uneb@gmail.com
RESUMO:
O presente artigo surgiu das experiências obtidas durante os estágios
vivenciados no decorrer da formação em pedagogia, das indagações existentes
entre a relação do cuidar, brincar e educar na Educação Infantil e do papel
fundamental dessas práticas combinadas em sala de aula. O objetivo da pesquisa
é compreender como os cuidados e brincadeiras relacionam-se com a educação das
crianças no ensino infantil. A compreensão dessa relação é essencial para o
rompimento das concepções que viam as instituições de ensino infantil como um
local assistencialista, onde os profissionais exerciam a função de entreter e
zelar pelo bem-estar das crianças durante o período de trabalho dos pais.
Diante das considerações realizadas através do estudo de teóricos, foi possível
perceber o quão essencial para o desenvolvimento das crianças, torna-se a
interação entre essas práticas e o papel fundamental do professor em trabalhar
os cuidados e brincadeiras, visando à aprendizagem integral dos alunos.
Palavras-chave: Educar. Cuidar. Brincar. Educação Infantil.