DOI: 10.5281/zenodo.7388201

 

Julia de Carvalho Brito

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso Bahia. E-mail: julia.c.brito@gmail.com.

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN, Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia, Ocid. https://orcid.org/0000-0002-5833-2695, Mestranda do Curso de Mestrado (Pós- Graduação Em Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares) (PPGFPP) - Universidade de Pernambuco (upe), E-mail: sileide.mendes@upe.br, sileidemendes.uneb@gmail.com

 

RESUMO: O presente artigo surgiu das experiências obtidas durante os estágios vivenciados no decorrer da formação em pedagogia, das indagações existentes entre a relação do cuidar, brincar e educar na Educação Infantil e do papel fundamental dessas práticas combinadas em sala de aula. O objetivo da pesquisa é compreender como os cuidados e brincadeiras relacionam-se com a educação das crianças no ensino infantil. A compreensão dessa relação é essencial para o rompimento das concepções que viam as instituições de ensino infantil como um local assistencialista, onde os profissionais exerciam a função de entreter e zelar pelo bem-estar das crianças durante o período de trabalho dos pais. Diante das considerações realizadas através do estudo de teóricos, foi possível perceber o quão essencial para o desenvolvimento das crianças, torna-se a interação entre essas práticas e o papel fundamental do professor em trabalhar os cuidados e brincadeiras, visando à aprendizagem integral dos alunos.

Palavras-chave: Educar. Cuidar. Brincar. Educação Infantil.