DOI: 10.5281/zenodo.7388272

 

Egli da Silva Santos Brito

Estudante do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser – Remanso - Bahia, e-mail: egli_brit0@outlook.com; Instagram: @egli_brit0

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Resumo: O artigo relata a importância da musicalização na Educação infantil como linguagem atrativa, contribuindo de maneira significativa no processo educacional da criança. A pesquisa foi desenvolvida tendo como referências em autores, documentações, vivências obtidas no campo de estágio no processo de formação docente. O objetivo foi enfatizar o valor da linguagem musical de forma a contribuir positivamente para o desenvolvimento na Educação Básica. Partindo deste ponto, torna-se evidente a importância do papel do educador no desenvolvimento da leitura e escrita utilizando-se a musicalização como ferramenta para orientá-los em tal inserção. O artigo relata a importância da musicalização na Educação infantil como linguagem atrativa, contribuindo de maneira significativa no processo educacional da criança, integrando no processo de leitura e escrita, apontando a importância de inserir a ferramenta musical no âmbito escolar. Observa-se a criança em relação com a linguagem da música no período inicial estudantil. Os resultados apontam o valor da linguagem musical de forma a contribuir positivamente para o desenvolvimento na Educação Básica, viabilizando o uso da musicalidade de maneira divertida. Partindo deste ponto, torna-se evidente a importância do papel do educador como orientador no desenvolvimento da leitura e escrita utilizando-se a musicalização como ferramenta que contribuirá nesse processo educacional da criança.

Palavras-chave: Educação Infantil. Música. Educador. Leitura. Escrita.