DOI: 10.5281/zenodo.7349367

 

Waldja Kyrlla Medeiros Feitosa Araújo

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco e em Gestão e Avaliação da Escola Pública pela Universidade de Pernambuco. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente atua como Analista em Gestão Educacional pela Secretaria de Educação do estado de Pernambuco e como professora da Rede Municipal de Caruaru-PE.

 

Jadilson Marinho da Silva

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.

 

Resumo

Este trabalho é o resultado de pesquisa sobre o uso da tecnologia como ferramenta para melhoria da ação pedagógica e teve por viés introdutório a investigação sobre como este recurso estava sendo utilizado em uma escola da rede pública estadual de ensino. Neste sentido, o estudo propõe-se a analisar a sociedade da informação, como ela pode ser articulada no repensar do processo educativo e como a educação pública tem se comportado diante desse avanço.  Iniciou-se a pesquisa buscando fundamentação teórica para embasar o estudo onde se investiga o impacto da tecnologia na sociedade moderna, o porquê de se incluir tecnologia em sala de aula e também estudar sobre a tecnologia e a educação como foco no progresso social. Empregou-se como metodologia do estudo de campo, a pesquisa qualitativa onde foram coletados dados de vinte e cinco professores divididos em dois grupos de estudo. Os dados foram sistematizados e analisados seguindo teóricos que seguem a mesma linha de estudo. Essas questões levaram à reflexão do papel da escola neste momento histórico de adequação urgente onde a tecnologia não pode constituir-se apenas como mais um instrumento em sala de aula nem mesmo como único meio de se levar informação ao aluno, mas como mais uma ferramenta que, se bem utilizada, pode levar a imensos benefícios à educação e formação docente.

Palavras-chaves: Educação. Tecnologia. Ação Pedagógica.