DOI: 10.5281/zenodo.7349369

 

Ivonete Jorge dos Santos

Graduação em Pedagogia e História. Especialização em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, História e Ciência da Educação.  Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente é Assistente de Gestão Escolar. ivonete_jsantos@hotmail.com.

 

Claudecir Ancelmo da Silva

Professor EBTT Administração do Instituto Federal de Rondônia. Graduado em Administração e Licenciado em Letras com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Supply Chain  Management. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas Contato: claudecir.silva@ifro.edu.br

 

Jadilson Marinho da Silva

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.

 

Resumo

Muito se tem discutido sobre uma escola de qualidade no Brasil. Entende-se que para isso há que se passar pela formação continuada de professores bem como pelo papel da equipe pedagógica, e muito mais ainda do coordenador pedagógico em particular, uma vez que é ele o articulador entre a necessidade de formação continuada e sua devida efetivação. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Frei Cassiano Camacchio no município de Belo Jardim com o público do Ensino Médio e faz uma reflexão cuidadosa em torno da temática: Formação Continuada do professor e a contribuição do trabalho do coordenador pedagógico no atingimento desse macro objetivo sem negar em se tratando de  formação continuada, ganha protagonismo em relação aos demais e isso jamais pode abrir concessões para se entender não reconhecimento dos demais componentes da equipe pedagógica. Isso posto, sabe-se que é ele (coordenador) quem dá o suporte necessário para que o professor se mantenha atualizado com práticas inovadoras para que possa alcançar excelente performance e produza com qualidade. Nesse sentido esse trabalho assume como caminhos intermediários a percorrer: O primeiro, refletir sobre a contribuição das intervenções profissionais do coordenador pedagógico para a formação continuada dos professores da escola pública; a segunda, expor as implicações da formação continuada nas práticas pedagógicas na percepção dos professores; em terceiro, não menos interessante, diagnosticar o grau de importância dado pelos docentes ao trabalho do Coordenador Pedagógico.

Palavra-chave: Formação. Professor. Coordenador Pedagógico.