DOI: 10.5281/zenodo.7349349

 

Ângela Maranhão Santos

Graduação em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Teologia Integrada.  Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente leciona no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui experiência na área de Química. 

 

Jadilson Marinho da Silva

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.

 

Resumo

As funções orgânicas, em especial a função álcool, têm sido trabalhadas no Ensino Médio de forma não contextualizada e não interdisciplinar; o que dificulta a compreensão dos conceitos científicos inerentes ao tema. Neste trabalho foi proposta uma intervenção didática para o ensino da função álcool, na qual seja considerado como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos e utilizando como instrumentos para facilitar o processo de ensino – aprendizagem não apenas o livro didático, mas outras atividades que envolvem o uso de textos paradidáticos e experimentação. Participaram da pesquisa 45 alunos, com idade média de 18 anos, da 3º série do ensino médio do turno da manhã, de uma escola da rede pública de ensino. A metodologia envolveu atividades que contemplaram cinco momentos pedagógicos: sondagem de concepções; leitura dinâmica; aulas expositivas; experimentação e aplicação de questionário. A análise dos resultados revelou que trabalhar com uma intervenção didática levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos possibilita uma melhor aprendizagem a partir de um processo de construção de significados no qual a interação aluno – professor – aluno torna-se mais consistente e mais produtiva. 

Palavras-chave: Aprendizagem. Contextualização. Álcool.