DOI: 10.5281/zenodo.7153037

 

Ivanuza Ferreira dos Santos

Licenciada em Pedagogia – FINAV, ivanuzaferreira@hotmail.com

 

Dayana Carla Couto

Licenciada em Normal Superior, educação Infantil e Anos Iniciais – UEMS, dayanac_couto@hotmail.com

 

Eliane Márcia da Silva

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera UNIDERP, eliane123marcia@gmail.com

 

Helen Karla Nogueira Pittas

Licenciada em Pedagogia- UFMS/CNPV, helen_karla@hotmail.com

 

Kátia Fernanda Alves da Silva

Licenciada em Pedagogia – FINAV, katiafernandaalved@gmail.com

 

Lúcia Aparecida da Silva

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera UNIDERP , lucia.ap1982@outlook.com

 

Riqueli Carina Meneguini Santos

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera UNIDERP, riqueli123@gmail.com

 

Rosana Pereira Gomes

Licenciada em Pedagogia – ANHANGUERA- UNIDERP, rosanapgomes@hotmail.com

 

Talyta  Gilo dos Santos

Licenciada em Pedagogia- UNIGRAN, talytagilo@hotmail.com

 

Vanise Gomes Carneiro Locatelli Bortolanza

Licenciada em Pedagogia- UNIGRAN, vanisebortolanza@gmail.com

 

RESUMO

As tecnologias se fazem presente no cotidiano da sociedade em geral e pensando na utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino e nas demandas exigidas pelos professores em sala de aula, pressupomos que a tecnologia pode e deve ser uma ferramenta útil no processo de ensino e aprendizagem, e partindo desse pressuposto nosso artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a cerca das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), sua utilização no espaço escolar como ferramenta pedagógica, através de uma revisão bibliográfica livros, publicações  e de artigos pesquisado por buscador da internet, depois lidos e selecionados os que mais se relacionavam ao tema da pesquisa. A partir das observações dos artigos foi possível constatar que existe uma gama enorme de possibilidades de se utilizar as tecnologias em sala de aula, porém os professores necessitam de formação consciente e planejamento para utilizá-las. Foi constatado também que as aulas podem ser mais dinâmicas e atraentes ao se utilizar as tecnologias, garantindo assim melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-Chave: Escola, Ensino e Aprendizado, Tecnologias.