Ivanuza Ferreira dos Santos
Licenciada
em Pedagogia – FINAV, ivanuzaferreira@hotmail.com
Dayana Carla Couto
Licenciada
em Normal Superior, educação Infantil e Anos Iniciais – UEMS, dayanac_couto@hotmail.com
Eliane
Márcia da Silva
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera
UNIDERP, eliane123marcia@gmail.com
Helen Karla Nogueira Pittas
Licenciada
em Pedagogia- UFMS/CNPV, helen_karla@hotmail.com
Kátia
Fernanda Alves da Silva
Licenciada em Pedagogia – FINAV, katiafernandaalved@gmail.com
Lúcia Aparecida da Silva
Licenciada
em Pedagogia - Anhanguera UNIDERP , lucia.ap1982@outlook.com
Riqueli
Carina Meneguini Santos
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera
UNIDERP, riqueli123@gmail.com
Rosana Pereira Gomes
Licenciada
em Pedagogia – ANHANGUERA- UNIDERP, rosanapgomes@hotmail.com
Talyta
Gilo dos Santos
Licenciada
em Pedagogia- UNIGRAN, talytagilo@hotmail.com
Vanise Gomes Carneiro Locatelli Bortolanza
Licenciada
em Pedagogia- UNIGRAN, vanisebortolanza@gmail.com
RESUMO
As
tecnologias se fazem presente no cotidiano da sociedade em geral e pensando na
utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no
ensino e nas demandas exigidas pelos professores em sala de aula, pressupomos
que a tecnologia pode e deve ser uma ferramenta útil no processo de ensino e
aprendizagem, e partindo desse pressuposto nosso artigo tem como objetivo fazer
uma reflexão a cerca das tecnologias digitais de informação e comunicação
(TDIC), sua utilização no espaço escolar como ferramenta pedagógica, através de
uma revisão bibliográfica livros, publicações
e de artigos pesquisado por buscador da internet, depois lidos e
selecionados os que mais se relacionavam ao tema da pesquisa. A partir das
observações dos artigos foi possível constatar que existe uma gama enorme de
possibilidades de se utilizar as tecnologias em sala de aula, porém os
professores necessitam de formação consciente e planejamento para utilizá-las.
Foi constatado também que as aulas podem ser mais dinâmicas e atraentes ao se
utilizar as tecnologias, garantindo assim melhorias no processo de ensino e
aprendizagem.
Palavras-Chave: Escola, Ensino e Aprendizado, Tecnologias.