DOI: 10.5281/zenodo.7255867

  

Alini Muratori Barbosa

Licenciada em Pedagogia – UNIGRAN, alinimuratori@gmail.com

 

Cristiane de Souza Barbosa dos Santos

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera – UNIDERP, cristianejose1985@gmail.com

 

Cristiane Vieira de Souza

Licenciada em Pedagogia e Normal Superior – FINAV, crissonho@hotmail.com

 

Eliane Ferreira Rocha Alencar

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera – UNIDERP

Eliane_rochaalencar@hotmail.com

 

 Elza Fogaça

Licenciada em Pedagogia – UNINOVE, elzafogaa@gmail.com

 

Marlene Barbosa dos Santos Silva

 Licenciada em Pedagogia- UFMS/ CPNV, Licenciada em Artes- Centro Universitário Faveni, marlene.bss@hotmail.com

 

Marlene Velozo dos Santos

Licenciada em Pedagogia – UNIGRAN e Arte Visual UNAR,  marlenexarope@hotmail.com

 

Rosângela Aparecida Gonçalves

Licenciada em Pedagogia- UNIJALES, rosangela.bot21@gmail.com

 

Rosinei da Silva 

Licenciada em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua inglesa e suas literaturas - FINAV e Licenciada em Pedagogia – UNINOVE, rosineisilva182@gmail.com

 

Introdução: Nem todos os profissionais da educação demonstram preocupação com o fato de ter ou não didática, alguns, agem com a certeza de que o domínio do seu saber é condição suficiente para ensinar, outros, mesmo antes da constituição da didática como disciplina ou curso, se preocupam em sistematizar princípios no uso das metodologias. Nos cursos de licenciatura os alunos têm algumas respostas para a pergunta: Para que estudamos a didática nos corsos de licenciatura? Muitos respondem é uma disciplina que ensina como ensinar, como ser bons professores ou apender a utilizar novas técnicas para tornar aulas mais participativas e dinâmicas. Partindo destes pressupostos o ato de ensinar com fundamentações da didática é um espaço de interações e de relação de sujeitos e de caráter construtor.

Palavras-chave: Didática; fazer docente, metodologias; tendências pedagógicas.