Alini
Muratori Barbosa
Licenciada em Pedagogia – UNIGRAN, alinimuratori@gmail.com
Cristiane
de Souza Barbosa dos Santos
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera
– UNIDERP, cristianejose1985@gmail.com
Cristiane
Vieira de Souza
Licenciada em Pedagogia e Normal
Superior – FINAV, crissonho@hotmail.com
Eliane
Ferreira Rocha Alencar
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera
– UNIDERP
Eliane_rochaalencar@hotmail.com
Elza Fogaça
Licenciada em Pedagogia – UNINOVE, elzafogaa@gmail.com
Marlene
Barbosa dos Santos Silva
Licenciada em Pedagogia- UFMS/ CPNV,
Licenciada em Artes- Centro Universitário Faveni, marlene.bss@hotmail.com
Marlene Velozo dos Santos
Licenciada em Pedagogia – UNIGRAN e Arte Visual UNAR, marlenexarope@hotmail.com
Rosângela Aparecida Gonçalves
Licenciada em Pedagogia- UNIJALES, rosangela.bot21@gmail.com
Rosinei da Silva
Licenciada em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua
inglesa e suas literaturas - FINAV e Licenciada em Pedagogia – UNINOVE, rosineisilva182@gmail.com
Introdução: Nem todos os profissionais da educação demonstram preocupação com o fato de ter ou não didática, alguns, agem com a certeza de que o domínio do seu saber é condição suficiente para ensinar, outros, mesmo antes da constituição da didática como disciplina ou curso, se preocupam em sistematizar princípios no uso das metodologias. Nos cursos de licenciatura os alunos têm algumas respostas para a pergunta: Para que estudamos a didática nos corsos de licenciatura? Muitos respondem é uma disciplina que ensina como ensinar, como ser bons professores ou apender a utilizar novas técnicas para tornar aulas mais participativas e dinâmicas. Partindo destes pressupostos o ato de ensinar com fundamentações da didática é um espaço de interações e de relação de sujeitos e de caráter construtor.
Palavras-chave: Didática; fazer docente, metodologias; tendências pedagógicas.