Cristiane
de Souza Barbosa dos Santos
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera
– UNIDERP, cristianejose1985@gmail.com
Eliane Ávila de Lima
Licenciada
em Geografia FINAV e Pedagogia UNIJALES
Eliane
Ferreira Rocha Alencar
Licenciada em Pedagogia - Anhanguera
– UNIDERP
Eliane_rochaalencar@hotmail.com
Joyce Aparecida Faria
Licenciada
em Pedagogia Licenciatura Plena-: ULBRA - Universidade Luterana do Brasil,
joyce.faria2008@hotmail.com
Marli
Santos Souza
Licenciada em Normal Superior – UEMS
- malysowza2015@gmail.com
Marlene
Barbosa dos Santos Silva
Licenciada em Pedagogia- UFMS,
Licenciada em Artes- FAVENI, marlene.bss@hotmail.com
Solange Viudes Sanches
Steffenon
Licenciada em Educação Física – FIFASUL - solangeviudes@hotmail.com
Vilma Freitas de Brito
Rodrigues
Licenciada em Educação Física Anhanguera – UNIDERP, britovilma25@gmail.com
A inclusão escolar na realidade brasileira é insatisfatória para alunos com necessidades educacionais especiais. A falta de condições físicas e inerentemente humanas é a principal dificuldade em sua efetivação, principalmente em relação ao despreparo para a formação docente, o relacionamento com alunos com necessidades educacionais especiais fica comprometido. Com base no referencial brasileiro de educação inclusiva, este estudo intervém na aprendizagem e no desenvolvimento de alunos com NEE de forma adequada. Para a realização da pesquisa, o questionamento se baseou no estudo dos seguintes aspectos: Como a falta de formação docente afeta o aprendizado e a interação dos alunos incluídos e demais alunos? O professor desde a graduação estuda as condições do quadro inclusivo? Portanto, o objetivo geral deste estudo é examinar se a formação de professores significa engajamento e interação do aluno em sala de aula. O objetivo específico é analisar a formação de professores diante da educação inclusiva e contextualizar a inclusão nas realidades da educação brasileira para atender efetivamente esses alunos.
Palavras-chave: Formação Continuada; Inclusão; Currículo; Docentes.