DOI: 10.5281/zenodo.7255873

  

Cristiane de Souza Barbosa dos Santos

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera – UNIDERP, cristianejose1985@gmail.com

 

Eliane Ávila de Lima

Licenciada em Geografia FINAV e Pedagogia UNIJALES

eliane-lima85@hotmail.com

 

Eliane Ferreira Rocha Alencar

Licenciada em Pedagogia - Anhanguera – UNIDERP

Eliane_rochaalencar@hotmail.com

 

Joyce Aparecida Faria

Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena-: ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, joyce.faria2008@hotmail.com

 

Marli Santos Souza

Licenciada em Normal Superior – UEMS - malysowza2015@gmail.com

 

Marlene Barbosa dos Santos Silva

 Licenciada em Pedagogia- UFMS, Licenciada em Artes- FAVENI, marlene.bss@hotmail.com

 

Solange Viudes Sanches Steffenon

Licenciada em Educação Física – FIFASUL - solangeviudes@hotmail.com

  

Vilma Freitas de Brito Rodrigues

Licenciada em Educação Física Anhanguera – UNIDERP, britovilma25@gmail.com

 

A inclusão escolar na realidade brasileira é insatisfatória para alunos com necessidades educacionais especiais. A falta de condições físicas e inerentemente humanas é a principal dificuldade em sua efetivação, principalmente em relação ao despreparo para a formação docente, o relacionamento com alunos com necessidades educacionais especiais fica comprometido. Com base no referencial brasileiro de educação inclusiva, este estudo intervém na aprendizagem e no desenvolvimento de alunos com NEE de forma adequada. Para a realização da pesquisa, o questionamento se baseou no estudo dos seguintes aspectos: Como a falta de formação docente afeta o aprendizado e a interação dos alunos incluídos e demais alunos? O professor desde a graduação estuda as condições do quadro inclusivo? Portanto, o objetivo geral deste estudo é examinar se a formação de professores significa engajamento e interação do aluno em sala de aula. O objetivo específico é analisar a formação de professores diante da educação inclusiva e contextualizar a inclusão nas realidades da educação brasileira para atender efetivamente esses alunos.

Palavras-chave: Formação Continuada; Inclusão; Currículo; Docentes.