Adriana de Oliveira Bejarano
Licenciada em Pedagogia
– Unigrannet, dry.camily@hotmail.com
Alair
Eulina da Silva Belvis
Licenciada em Pedagogia
– Uninove e Geografia-FINAV, alairesilva@hotmail.com
Dulcineide Domitila Junglos
Licenciada Pedagogia -
Anhanguera UNIDERP e Artes Visuais – UNIJALES,
jun_dul@hotmail.com
Gustavo Garcia Martins
Licenciado em Educação
Física - Anhanguera UNIDERP, garciamgustavo@hotmail.com
Luiza de Matos Veron
Licenciada em Pedagogia
- Anhanguera UNIDERP e Educação Física –
Faveni, veronmatoslu@gmail.com
Marciana
da Silva Lourenço
Licenciada em História- UNIR, marciana20191@outlook.com
Milaine Menezes da Costa
Licenciada em Pedagogia - UFMS, mi_menezesc@hotmail.com
Silvane Raimundo dos Santos Feitosa
Licenciada em Pedagogia
– UNIGRAN, silvane_feitosa@hotmail.com
Suellen Natali Azevedo Rocha
Licenciada em Pedagogia
– Anhanguera UNIDERP, suellenrochanavirai@gmail.com
Thaís
Bezerra Cangussu
Licenciada em Pedagogia
– UFMS, thais_isa2008@hotmail.com
Introdução:
A formação dos professores é um processo importante para o aperfeiçoamento da
atividade docente, sua formação inicial e continuada busca contribuir para
melhoria da qualidade do seu trabalho docente. Por conseguinte as Tecnologias
da Informação e Comunicação (TIC’s) têm se mostrado destaque como ferramenta
coadjuvante aos professores no processo educativo, tornando as aulas mais
dinâmicas e atrativas, porém este assunto ainda causa certo desconforto a
alguns professores. Neste sentido a formação do professor prepara e integra-o
para as inovações tecnológicas, processo este constante que potencializa e
amplia a autonomia dos educandos na construção do conhecimento. Objetivos: Realizar uma revisão completiva de literatura a fim de
compreender a importância da formação docente face às tecnologias
digitais. Materiais e métodos: A pesquisa feita através do levantamento de literatura, artigos científicos, monografias,
teses, livros, baseada em
estudos sobre o tema, realizada a sistematização dos dados coletados,
análises e discussões bem como a elaboração e escrita da pesquisa para assim
trazer contribuições e auxílio em futuras pesquisas. Resultados: As tecnologias digitais oferecem
ao processo de ensino inúmeras ferramentas que auxiliam o professor neste
processo, cabe entender que uso da TIC`s além de trazer novos desafios, traz
necessariamente a busca pela qualificação em nível de formação, onde o professor
deve empenhar-se para construir habilidades e ações estabelecendo rumos para
o uso das tecnologias, inspirando os alunos para serem protagonistas de seu
próprio conhecimento. O professor capacitado para lidar com as tecnologias da
contemporaneidade saberá lidar com as diversas formas de integra-las a sua
atividade pedagógica, mudando o cenário tradicionalista da sala de aula.
Conclusão: Pode-se concluir a formação do
professor inicial e continuada contribui para um processo de aprendizagem
significativo, ressaltando que as inovações tecnológicas fazem cada vez mais
parte no processo de ensino e muitos professores ainda não estão habituados a
utiliza-las, porém aqueles que buscam capacitação encontram nessas tecnologias
instrumento de grande auxílio no processo ensino e aprendizagem.
Palavras Chave: formação docente, tecnologias digitais, educação, ensino e aprendizagem.