DOI: 10.5281/zenodo.6123213


Jader Luís da Silveira

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG.

 

Joice Aparecida Rodrigues Cunha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas(2015).

 

Marden Daniel Muniz

Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade de Franca-UNIFRAN (2011). Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, área de concentração Saúde da Família pela UFMG (2012).

 

RESUMO

A disciplina de Genética é uma disciplina indispensável para o aprendizado. É dotada de teorias e um vocabulário complexo. Para um melhor aproveitamento e absorção é necessário lançar mão de várias formas diferenciadas e lúdicas para envolver e aumentar o interesse dos alunos aliando teoria e prática. A prática em Genética auxilia na construção dos conhecimentos, que por sua vez, depende da experimentação. Elas contribuem para o aprendizado dos métodos científicos, indicando aos alunos como desenvolver e executar etapas que permitam solucionar problemas e justificar, ou não, hipóteses pré-concebidas. Além disso, as práticas servem como estratégia complementar para construção de uma nova visão sobre o tema abordado na teoria.

Palavras-chave: Inclusão. Educação. Genética. Escola.

 

ABSTRACT

Discipline of Genetics is a prerequisite for learning discipline. It is equipped with theories and complex vocabulary. For a better utilization and absorption is necessary to use several different and entertaining ways to engage and increase the interest of students combining theory and practice. This practice assists in the Gene construction of knowledge, which in turn depends on the experiment. They contribute to the learning of scientific methods, showing students how to develop and implement steps that allow to solve problems and justify or not preconceived hypotheses. Moreover, the practices serve as a complementary strategy to construct a new vision about the topic in theory.

Keywords: Inclusion. Education. Genetics. School.