DOI: 10.5281/zenodo.6123189
Jader
Luís da Silveira
Graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela
Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e
Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso
Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA,
Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com
Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e
Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto
Federal Minas Gerais - IFMG.
Joice
Aparecida Rodrigues Cunha
Possui graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas(2015).
Marden
Daniel Muniz
Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade de Franca-UNIFRAN (2011). Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, área de concentração Saúde da Família pela UFMG (2012).
RESUMO
Muito mais
que a simples causa do meio ambiente, a educação ambiental voltada para a
sustentabilidade analisa um amplo espectro de fatores que leva em consideração
também os indivíduos afetados pelas atividades e ameaças a comunidades sujeitas
às consequências danosas das práticas predatórias. Assim deve-se também ter em
mente que a educação ambiental voltada para a sustentabilidade tem que prever a
redução da vulnerabilidade dessas pessoas. A educação ambiental deve ser
entendida em seu sentido mais amplo, voltada para a formação de pessoas para o
exercício da cidadania responsável e consciente, e para uma percepção ampliada
sobre os ambientes no qual estão inseridas.
Palavras-chave: Ecologia. Educação Ambiental. Prática. Escola.
ABSTRACT
Much more than a simple question of the environment,
environmental education focused on sustainability analyzes a broad spectrum of
factors that takes into account also the individuals affected by the activities
and threats to communities subject to the harmful consequences of predation.
Thus one should also keep in mind that environmental education focused on
sustainability has to provide for the reduction of vulnerability of these
people. Environmental education must be understood in its broadest sense,
dedicated to training people for the exercise of responsible citizenship and
conscious, and an enlarged about environments in which they operate perception.
Keywords: Ecology. Environmental education. Practice. School.