A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças de comportamentos em todos os setores da sociedade, inclusive na Educação. O período de distanciamento social associado a evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs), fez com que todas as instituições de ensino implantassem um modelo diferenciado de Educação a Distância (EAD), o chamado ensino remoto. Entretanto, ambas as metodologias de ensino trazem em comum o uso das TICs como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem.

Independente da visão de como será o futuro da Educação, continua sendo importante descentralizar a figura do professor como o agente transmissor de conhecimentos para o aluno. O professor deve ser o mediador do aprendizado, em um processo mútuo com o estudante que, deve assumir o papel de protagonista da aprendizagem, participando ativamente da construção do seu conhecimento.

A Educação sofre modificações que acompanham as inovações tecnológicas, como o Ensino à Distância, o acesso à bibliotecas virtuais, comunicação de alunos e professores pelas redes sociais virtuais, uso de aplicativos, entre outros no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, com um cenário em que as informações chegam com velocidade cada vez mais rápida e com a Educação e seus integrantes sendo envolvidos por essa atualização, é preciso fazer adaptações no modo de ensinar e de aprender frente à própria sociedade da informação e ao ciberespaço.

A Educação inserida na sociedade da informação faz com que docentes e discentes desenvolvam novos recursos para a promoção do processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, a presente obra traz reflexões sobre os novos desafios presentes na Educação atual, buscando para isso, conhecer as práticas docentes, bem como as suas reflexões, perspectivas, além de novas ideias que possam ser usadas por outros profissionais da área e também pelos próprios estudantes.

O segundo número aborda como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são utilizadas na Educação e como a comunicação está envolvida no âmbito educacional, seja presencial ou à distância.