DOI: 10.5281/zenodo.6123110


Jader Luís da Silveira

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG.

 

Resiane Paula da Silveira

Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga e em Pedagogia pelo Centro Universitário ETEP. É especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade Batista de Minas Gerais e especialista Educação Especial também pela Faculdade Batista de Minas Gerais.


Resumo: A sala de recursos multifuncionais é um ambiente que possui equipamentos específicos para o oferecimento de atendimento educacional especializado, contando com materiais pedagógicos elaborados especialmente para o público que recebe. Esse espaço promove ações pedagógicas democráticas, de forma participativa de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. A sala tem como objetivo, complementar ou suplementar aos estudantes que buscam na Educação Inclusiva, o seu direito da diferença, de forma que assegure as condições para a continuidade dos estudos nos próximos níveis de ensino que vierem a frequentar.

Palavras-chave: sala de recursos; multifuncionais; superdotação; altas habilidades.

 

Abstract: The multifunctional resource room is an environment that has specific equipment for offering specialized educational services, with teaching materials designed especially for the receiving public. This space promotes democratic pedagogical actions, in a participatory manner, by students with disabilities, pervasive developmental disorders and high abilities or giftedness, enrolled in the public regular education network. The room is intended to complement or supplement students seeking, in Inclusive Education, their right to make a difference, in order to ensure the conditions for the continuity of studies in the next levels of education that they may attend.

Keywords: resource room; multifunctional; giftedness; high skills.